terça-feira, 15 de setembro de 2009

Origem do Espírito

    Ensina a Doutrina Espírita que o espírito ( escrito em letra minúscula ) é o [...] princípio inteligente do Universo. sendo a  inteligência seu atributo essencial. Esse princípio inteligente, que tem sua origem no [...] elemento inteligente universal, passa por um processo de elaboração e individualização até transformar-se no ser denominado Espírito.
    Assim, a palavra Espírito, tanto é empregada para designar esse mesmo princípio após a sua individualização. O Espírito ( princípio inteligente individualizado ) é criado por Deus. Não é, porém, uma emanação ou uma porção da Divindade. É sua obra, [...] exatamente qual a máquina o é do homem que o fabrica. A máquina é a obra do homem, não é o próprio homem.
    Deus cria o Espírito pela sua vontade, como o faz em relação a tudo no Universo. Como Deus jamais deixou de criar, a criação dos Espíritos é permanente.
    O Espírito é a individualização do princípio inteligente assim como o corpo é a individualização do princípio material. Essa individualização do princípio inteligente se efetua numa série de existências que precedem o período da Humanidade, existências essa onde o princípio inteligente passa a primeira fase do seu desenvolvimento, ensaiando-se para a vida. Esse seria para o Espírito, por assim dizer, o seu período de incubação. É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período da humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário